quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Resposta de Filipe Serrote a Antero Teixeira!

Antero Teixeira

1_ “Nós nunca recusámos um debate sério acerca das ideias que temos na lista “Mais Próximo”. Aliás, aquando da realização da última Assembleia de Secção, em 28 de Outubro de 2010, sendo o fórum, por excelência, do debate interno, colocámo-nos à disposição dos militantes (entre os quais estavam os membros da outra lista) e ninguém se pronunciou, nem solicitou esclarecimentos.” (sic)

Filipe Serrote

Não é verdade!
Dos presentes nessa Assembleia de 28 de Outubro passado, houve quem, da minha lista, propusesse um debate entre os proponentes das listas concorrentes adiantando ainda que esse debate deveria ser realizado no interior do partido e sem a presença da comunicação social, precisamente para evitar alguma má imagem para o exterior.
O companheiro Antero Teixeira, na dupla condição de Presidente da Mesa e de cabeça de lista à concelhia de Portalegre, fugiu nitidamente à proposta, dizendo não haver necessidade de uma reunião para o efeito bastando para tal a presente Assembleia.
Corroborando esta posição, um dos presentes que mais tarde apareceria na lista de Antero Teixeira como candidato à Vice-Presidência da Comissão Política, levantou o problema (para ele insolúvel!...) de saber quem convocaria essa reunião!
Isto foi o que aconteceu, de facto, na citada Assembleia.
Portanto há que sobressair o seguinte:
_ Da ordem de trabalhos não constava debate entre candidatos, pelo que não seria legítimo nem correcto introduzi-lo sem dar conhecimento prévio aos militantes.
_ Na altura estavam apenas formalizadas duas candidaturas à presidência da Comissão Política, não sendo conhecidos os elementos constantes das listas nem os correspondentes compromissos eleitorais.
_ Ainda se estava no prazo para entrega de candidaturas, pelo que o debate proposto deveria, obviamente, ser efectuado em data posterior a designar.
_ Antero Teixeira recusou debater e, ainda desvalorizou a realização de um debate entre candidatos que é sempre esclarecedor e prática corrente dentro do próprio partido (recordem-se os debates e entrevistas nas televisões para a eleição do Presidente do partido).

 Antero Teixeira

2_ “Por isso não considerámos a possibilidade do debate “cara a cara” que nos foi proposto, agora, ser efectuado na Rádio Portalegre. Além de os responsáveis da rádio não saberem de debate algum (nem se mostrarem interessados – ainda se se tratasse de eleições autárquicas ou outras, que não partidárias…), esta não era hipótese a considerar, nem serviria os interesses do Partido.” (sic)

Filipe Serrote

Continua a não ser verdade!
Foi proposto um debate mas no interior do partido. Apenas se sugeriu para moderador uma pessoa com experiência e consensual. Poderia até ser alguém da Rádio  Portalegre, que nós não nos opúnhamos.
Naturalmente que os responsáveis da rádio não sabiam de nada, porque nunca foram contactados por quem quer que fosse da minha lista, mas fica no entanto registada a “vontade” e o “interesse” da Rádio Portalegre vinda da boca de Antero Teixeira.
Este facto é, no mínimo, curioso!...
Lamento ainda que um candidato à concelhia de Portalegre considere aceitável que a eleição local no partido não interessa à rádio!
É precisamente contra este marasmo e conformismo que pretendemos lutar.
Todos os assuntos que se passam no PPD/PSD deverão ser sempre de interesse dos órgãos de comunicação.

 Antero Teixeira

3_ “Se temos pautado a nossa conduta pela discrição, sentido de unidade e contendo a nossa acção aos militantes, a quem temos contactado frequentemente por via postal, telefónica, mail, ou sms, não ficaríamos bem connosco mesmos em ir para a rádio expor ideias e projectos que levariam, seguramente, a população e os militantes a ficar com uma imagem de desunião, numa altura em que o Partido e os políticos necessitam, sim, de credibilização, menos conversa e mais acção”. (sic)

Filipe Serrote

Fica bem patente a aversão que Antero Teixeira e a sua lista têm ao debate de ideias e soluções.
Para ele, os militantes que escolham, mas que não perguntem nada!
Antero Teixeira nunca irá esclarecer!
Por exemplo, seria interessante saber:
_ O porquê do surgimento de uma lista opositora à actual Comissão Política e constituída por alguns dos seus membros ainda em exercício (sublinho...).
A começar logo pelo próprio Antero Teixeira que ao mesmo tempo que é opositor à actual Comissão é também Presidente da Assembleia de Secção, numa original situação de ser “contra si próprio”!...
Ao menos que esses elementos tivessem a dignidade de, em tempo oportuno, se demarcarem e apresentarem a correspondente demissão dos cargos que ocupam, como eu próprio fiz quando me decidi candidatar pela primeira vez à comissão política.
_ A quem se refere Antero Teixeira no seu manifesto quando diz “O PPD/PSD é mais forte servindo o concelho e mais fraco se continuar subordinado aos interesses de quem o uso para projectos pessoais”  (sic)?
E já agora a inevitável questão: _ se tal acontece, porque é que Antero Teixeira e outros elementos da sua lista que ainda pertencem à comissão política nada fizeram, não fazem e ainda se mantêm numa estrutura que rotulam de “subordinada a interesses pessoais”?
_ E o que Antero Teixeira, que concorre contra si mesmo ao elaborar uma lista alternativa, pensará de “imagem de desunião” que será preciso evitar...

Todas estas questões e muitas mais, ficaram sem resposta porque, precisamente, Antero Teixeira RECUSOU o debate e FUGIU aos esclarecimentos, justificando-se com a velha máxima de quem não tem argumentos _ “... o Partido e os políticos necessitam, sim, de credibilização, menos conversa e mais acção”. (sic)

 Antero Teixeira

4_ “Por outro lado não conhecemos o programa da outra lista. Não existe. Portanto, não teríamos o que discutir!”

Filipe Serrote

Desculpa esfarrapada!
Ao debate e à discussão quem está seguro e sabe o que quer, NUNCA foge.
Realmente, só os fracos rejeitam os desafios!...
Repudiando sem comentários a argumentação de que a minha lista não tem programa, acrescento que sempre teria sido “interessante” discutir então o programa da lista de Antero Teixeira!
De certo as suas respostas e, sobretudo os seus silêncios, seriam elucidativos...

Quanto ao programa: os militantes já conhecem o trabalho feito, sabem o quão importante foi a ruptura feita em 2008 e sabem que iniciámos um processo de abertura à sociedade civil, ouvindo os nossos concidadãos. Em 2 anos, fomos a todas as freguesias, definimos estratégias conjuntas com os vários órgãos municipais, auscultámos várias instituições (algumas com a presença também de Antero Teixeira...). Não fizemos tudo, nem fizemos tudo bem. Mas fizemos! Reunimos! Trabalhámos! Estivemos presentes nos momentos importantes!
Os militantes sabem que o nosso programa é continuar o trabalho feito, melhorá-lo, mas sobretudo, continuar, sem interesses pessoais, a contribuir para a causa pública. Insisto "sem interesses pessoais!"

 Antero Teixeira

5_ “Os nomes dos militantes que fazem parte da lista “Mais Próximo” falam por si e não têm, nem representam, interesses pessoais ou outros que não sejam os do PPD/PSD.”

Filipe Serrote

Não tenho qualquer dúvida sobre a bondade dos militantes que fazem parte da lista de Antero Teixeira e que me merecem a melhor consideração e amizade.
Portanto é de supor que os tais “interesses pessoais” a que se refere Antero Teixeira sejam de elementos da minha lista.
Se assim é, mais uma razão para ele os ter denunciado em debate, para já não dizer na sua qualidade de Presidente da Assembleia da Secção ainda em exercício, é bom não esquecer!...
Quem são então esses elementos e os tais interesses?!...
Seria obrigatório denunciá-los!...
Mas não! Ficou-se pela nuvem de fumo, sem concretizar e sem esclarecer.
E se Antero Teixeira não tem coragem para “chamar as coisas pelos nomes” no próprio partido, então NUNCA o fará enquanto responsável pelo PPD/PSD.
E de fracos e sem coragem, não reza a história e já agora: não precisamos!... Obrigado!

Cumpirmentos e saudações social-democratas

Filipe Mouzinho Serrote

PENSAR PORTALEGRE



Sem comentários:

Enviar um comentário