quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PENSE BEM, PENSE PORTALEGRE, VOTE LISTA A

"Dia 26 de Novembro, vote no PSD, vote em Portalegre, vote na Autenticidade!
A equipa "Pensar Portalegre" assume um compromisso com o futuro! Um compromisso consigo!
De Portalegre para Portalegre
Compareça e Vote na Lista A

Filipe Mouzinho Serrote

Resposta de Filipe Serrote a Antero Teixeira!

Antero Teixeira

1_ “Nós nunca recusámos um debate sério acerca das ideias que temos na lista “Mais Próximo”. Aliás, aquando da realização da última Assembleia de Secção, em 28 de Outubro de 2010, sendo o fórum, por excelência, do debate interno, colocámo-nos à disposição dos militantes (entre os quais estavam os membros da outra lista) e ninguém se pronunciou, nem solicitou esclarecimentos.” (sic)

Filipe Serrote

Não é verdade!
Dos presentes nessa Assembleia de 28 de Outubro passado, houve quem, da minha lista, propusesse um debate entre os proponentes das listas concorrentes adiantando ainda que esse debate deveria ser realizado no interior do partido e sem a presença da comunicação social, precisamente para evitar alguma má imagem para o exterior.
O companheiro Antero Teixeira, na dupla condição de Presidente da Mesa e de cabeça de lista à concelhia de Portalegre, fugiu nitidamente à proposta, dizendo não haver necessidade de uma reunião para o efeito bastando para tal a presente Assembleia.
Corroborando esta posição, um dos presentes que mais tarde apareceria na lista de Antero Teixeira como candidato à Vice-Presidência da Comissão Política, levantou o problema (para ele insolúvel!...) de saber quem convocaria essa reunião!
Isto foi o que aconteceu, de facto, na citada Assembleia.
Portanto há que sobressair o seguinte:
_ Da ordem de trabalhos não constava debate entre candidatos, pelo que não seria legítimo nem correcto introduzi-lo sem dar conhecimento prévio aos militantes.
_ Na altura estavam apenas formalizadas duas candidaturas à presidência da Comissão Política, não sendo conhecidos os elementos constantes das listas nem os correspondentes compromissos eleitorais.
_ Ainda se estava no prazo para entrega de candidaturas, pelo que o debate proposto deveria, obviamente, ser efectuado em data posterior a designar.
_ Antero Teixeira recusou debater e, ainda desvalorizou a realização de um debate entre candidatos que é sempre esclarecedor e prática corrente dentro do próprio partido (recordem-se os debates e entrevistas nas televisões para a eleição do Presidente do partido).

 Antero Teixeira

2_ “Por isso não considerámos a possibilidade do debate “cara a cara” que nos foi proposto, agora, ser efectuado na Rádio Portalegre. Além de os responsáveis da rádio não saberem de debate algum (nem se mostrarem interessados – ainda se se tratasse de eleições autárquicas ou outras, que não partidárias…), esta não era hipótese a considerar, nem serviria os interesses do Partido.” (sic)

Filipe Serrote

Continua a não ser verdade!
Foi proposto um debate mas no interior do partido. Apenas se sugeriu para moderador uma pessoa com experiência e consensual. Poderia até ser alguém da Rádio  Portalegre, que nós não nos opúnhamos.
Naturalmente que os responsáveis da rádio não sabiam de nada, porque nunca foram contactados por quem quer que fosse da minha lista, mas fica no entanto registada a “vontade” e o “interesse” da Rádio Portalegre vinda da boca de Antero Teixeira.
Este facto é, no mínimo, curioso!...
Lamento ainda que um candidato à concelhia de Portalegre considere aceitável que a eleição local no partido não interessa à rádio!
É precisamente contra este marasmo e conformismo que pretendemos lutar.
Todos os assuntos que se passam no PPD/PSD deverão ser sempre de interesse dos órgãos de comunicação.

 Antero Teixeira

3_ “Se temos pautado a nossa conduta pela discrição, sentido de unidade e contendo a nossa acção aos militantes, a quem temos contactado frequentemente por via postal, telefónica, mail, ou sms, não ficaríamos bem connosco mesmos em ir para a rádio expor ideias e projectos que levariam, seguramente, a população e os militantes a ficar com uma imagem de desunião, numa altura em que o Partido e os políticos necessitam, sim, de credibilização, menos conversa e mais acção”. (sic)

Filipe Serrote

Fica bem patente a aversão que Antero Teixeira e a sua lista têm ao debate de ideias e soluções.
Para ele, os militantes que escolham, mas que não perguntem nada!
Antero Teixeira nunca irá esclarecer!
Por exemplo, seria interessante saber:
_ O porquê do surgimento de uma lista opositora à actual Comissão Política e constituída por alguns dos seus membros ainda em exercício (sublinho...).
A começar logo pelo próprio Antero Teixeira que ao mesmo tempo que é opositor à actual Comissão é também Presidente da Assembleia de Secção, numa original situação de ser “contra si próprio”!...
Ao menos que esses elementos tivessem a dignidade de, em tempo oportuno, se demarcarem e apresentarem a correspondente demissão dos cargos que ocupam, como eu próprio fiz quando me decidi candidatar pela primeira vez à comissão política.
_ A quem se refere Antero Teixeira no seu manifesto quando diz “O PPD/PSD é mais forte servindo o concelho e mais fraco se continuar subordinado aos interesses de quem o uso para projectos pessoais”  (sic)?
E já agora a inevitável questão: _ se tal acontece, porque é que Antero Teixeira e outros elementos da sua lista que ainda pertencem à comissão política nada fizeram, não fazem e ainda se mantêm numa estrutura que rotulam de “subordinada a interesses pessoais”?
_ E o que Antero Teixeira, que concorre contra si mesmo ao elaborar uma lista alternativa, pensará de “imagem de desunião” que será preciso evitar...

Todas estas questões e muitas mais, ficaram sem resposta porque, precisamente, Antero Teixeira RECUSOU o debate e FUGIU aos esclarecimentos, justificando-se com a velha máxima de quem não tem argumentos _ “... o Partido e os políticos necessitam, sim, de credibilização, menos conversa e mais acção”. (sic)

 Antero Teixeira

4_ “Por outro lado não conhecemos o programa da outra lista. Não existe. Portanto, não teríamos o que discutir!”

Filipe Serrote

Desculpa esfarrapada!
Ao debate e à discussão quem está seguro e sabe o que quer, NUNCA foge.
Realmente, só os fracos rejeitam os desafios!...
Repudiando sem comentários a argumentação de que a minha lista não tem programa, acrescento que sempre teria sido “interessante” discutir então o programa da lista de Antero Teixeira!
De certo as suas respostas e, sobretudo os seus silêncios, seriam elucidativos...

Quanto ao programa: os militantes já conhecem o trabalho feito, sabem o quão importante foi a ruptura feita em 2008 e sabem que iniciámos um processo de abertura à sociedade civil, ouvindo os nossos concidadãos. Em 2 anos, fomos a todas as freguesias, definimos estratégias conjuntas com os vários órgãos municipais, auscultámos várias instituições (algumas com a presença também de Antero Teixeira...). Não fizemos tudo, nem fizemos tudo bem. Mas fizemos! Reunimos! Trabalhámos! Estivemos presentes nos momentos importantes!
Os militantes sabem que o nosso programa é continuar o trabalho feito, melhorá-lo, mas sobretudo, continuar, sem interesses pessoais, a contribuir para a causa pública. Insisto "sem interesses pessoais!"

 Antero Teixeira

5_ “Os nomes dos militantes que fazem parte da lista “Mais Próximo” falam por si e não têm, nem representam, interesses pessoais ou outros que não sejam os do PPD/PSD.”

Filipe Serrote

Não tenho qualquer dúvida sobre a bondade dos militantes que fazem parte da lista de Antero Teixeira e que me merecem a melhor consideração e amizade.
Portanto é de supor que os tais “interesses pessoais” a que se refere Antero Teixeira sejam de elementos da minha lista.
Se assim é, mais uma razão para ele os ter denunciado em debate, para já não dizer na sua qualidade de Presidente da Assembleia da Secção ainda em exercício, é bom não esquecer!...
Quem são então esses elementos e os tais interesses?!...
Seria obrigatório denunciá-los!...
Mas não! Ficou-se pela nuvem de fumo, sem concretizar e sem esclarecer.
E se Antero Teixeira não tem coragem para “chamar as coisas pelos nomes” no próprio partido, então NUNCA o fará enquanto responsável pelo PPD/PSD.
E de fracos e sem coragem, não reza a história e já agora: não precisamos!... Obrigado!

Cumpirmentos e saudações social-democratas

Filipe Mouzinho Serrote

PENSAR PORTALEGRE



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Filipe Serrote desafia Antero Teixeira para debate mas este rejeita!

Após Filipe Serrote ter desafiado Antero Teixeira para debaterem "cara a cara" sobre as diferenças entre os dois projectos apresentados, as duas perspectivas sobre Portalegre, bem como o projecto político de cada lista, a Lista de Antero Teixeira recusou qualquer debate, preferindo continuar o autismo político que tem vindo a demonstrar nesta campanha para os órgãos políticos do PPD/PSD em Portalegre.

Filipe Serrote lamenta a rejeição deste debate, referindo que serviria para os militantes perceberem melhor a diferença entre as duas listas, os dois projectos e para clarificar a razão de Antero Teixeira ser o actual Presidente da Assembleia de secção convidado por Filipe Serrote e agora apresentar-se contra quem o recuperou no partido!

Filipe Serrote refere ainda que todos os militantes percebem que há algo por trás da lista de Antero Teixera que não se identifica com os valores e princípios da social democracia. Refere ainda que parece haver alguns projectos pessoais que não estão a olhar a meios para atingir os fins...

Para o actual Presidente da Comissão Política da Secção de Portalegre do PPD/PSD, a única lista verdadeiramente social democrata é a sua, tendo em consideração os princípios pelos quais se regeu a constituição da equipa "Pensar Portalegre", ao contrario da lista de Antero Teixeira que parece ter sido impulsionada por pessoas que nem militantes são!

O PPD/PSD Portalegre tem que, de uma vez por todas, mostrar que quem manda no partido são os militantes e mais ninguém!!! É altura dos militantes mostrarem, através do seu voto na equipa "Pensar Portalegre" do actual Presidente da Comissão Política Filipe Serrote, que o PPD/PSD Portalegre sabe o que quer, tem projectos, ideias próprias e pessoas com capacidade para apresentar alternativas credíveis para um futuro promissor neste concelho.

Vota "Pensar Portalegre"

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Pensar Portalegre - Apresentação da lista

UMA EQUIPA SOCIAL DEMOCRATA

Exmos. Órgãos da Comunicação Social Portalegrense
Caras companheiras e caros companheiros
Minhas senhoras e meus senhores

No próximo dia 26 de Novembro realizar-se-ão eleições para os órgãos Concelhios de Portalegre do PPD/PSD. É um momento importante para o partido, para a cidade e para o concelho. A nossa equipa propõe-se continuar o trabalho iniciado há dois anos com a abertura à sociedade civil, tendo como “pedra de toque”, ouvir Portalegre.

Reconhecemos que a hora é de ampliar a relação, consolidar a presença política e fortalecer a mística local do PPD/PSD.

Estamos disponíveis para o debate e reflexão sobre as problemáticas da nossa região. Numa sociedade moderna, os partidos devem saber potenciar o melhor da comunidade onde se inserem, numa óptica de, não só se fazerem ouvir, mas sobretudo escutar as preocupações e os anseios das comunidades.

Continuaremos a implementar uma política de proximidade nas freguesias. Estaremos atentos ao desenvolvimento e à especificidade de cada freguesia, bem como ao trabalho desenvolvido pelo executivo municipal e assembleia municipal, definindo estratégias conjuntas.

Iremos continuar a colaborar com o grupo de conselheiros, aproveitando a sua vasta experiência profissional e política, que tanta falta fazem em tempos de incerteza e instabilidade social.

Criaremos as condições para o PPD/PSD apresentar, nas próximas eleições autárquicas uma candidatura que garanta o futuro de Portalegre, definindo estratégias sustentadas que promovam, efectivamente, um desenvolvimento equilibrado.

Uma equipa social democrata!
Promovida, constituída e apoiada apenas por social democratas!

Contamos convosco para, em conjunto, dinamizarmos um projecto que se pretende unificador, renovador e de esperança para todos os Portalegrenses.

Um Compromisso com o Futuro!
De Portalegre, para Portalegre!

Filipe João Lopes Mouzinho Serrote



Lista Candidata à Assembleia Concelhia de Secção de Portalegre do PPD/PSD

Presidente – António Azevedo Coutinho
Vice-Presidente – João Filipe Jesus
Secretário – Maria Odete Rolo

Lista Candidata à Comissão Política de Secção de Portalegre do PPD/PSD

Presidente – Filipe Mouzinho Serrote
Vice-Presidente – Maria do Céu Frutuoso
Vice-Presidente – Jorge Capitão
Tesoureiro – António Rota

Vogal – João Janeiro
Vogal – Rui Antão
Vogal – Alcino Silva
Vogal – Romualdo Tavares
Vogal – António Bonito
Vogal – Manuel Aragão
Vogal – Rosendo Nunes
Vogal – Valentim Nunes

Suplentes
Vogal – António Dias
Vogal – Paulo Claro 
Vogal – António Boinas
Vogal – Ana Rita Rolo

Lista de delegados à Assembleia Distrital

José João Mouzinho Serrote
Jorge Capitão
João Filipe Jesus
João Janeiro
Rui Antão
Alcino Silva
Rosendo Nunes

Último dia para pagamento de quotas - Dados para pagamento

Caras e caros companheiros,

Amanhã dia 16 de Novembro de 2010, 3.ª Feira, é o último dia para pagamento de quotas em atraso. Como tal, envio os dados para pagamento:

Entidade (PSD): 20643
Referência: 000 000 000 (n.º de militante do lado direiro e zeros a completar os 9 dígitos à esquerda)
Montante: € 12 (ou montante em dívida)

Para qualquer esclarecimento não hesitem em contactar

Filipe Mouzinho Serrote - 96 4000536
Presidente PSD Portalegre

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apresentação da Equipa "Pensar Portalegre" - 15 de Novembro

Caro(a)s companheiro(a)s e simpatizantes,

A Equipa "Pensar Portalegre", irá apresentar-se na próxima 2.ª Feira dia 15 de Novembro de 2010, pelas 18 horas na sede distrital do PPD/PSD, no âmbito das eleições aos órgãos políticos em Portalegre.

Contamos com a presença de todos!

Filipe Mouzinho Serrote

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Pagamento de quotas

Caro(a) militante,

Para poder ter capacidade eleitoral nas eleições para os órgãos da Comissão Política Concelhia de Portalegre no dia 26 de Novembro de 2010, poderá efectuar o pagamento da sua quota em atraso até dia 16 de Novembro, através dos seguintes dados:

Entidade: 20643 (PSD)
Referência: 000 000 000 (colocar o número de militante do lado direito, substituindo os zeros).
Montante: 12,00 Euros (ou montante em dívida)

A Comissão Política Concelhia apela, a todos os militantes, para a adesão ao acto eleitoral do dia 26 de Novembro de 2010, que decorrerá entre as 20h e as 23h na nova sede, sita na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 17.

Cumprimentos e saudações sociais democratas

Filipe Mouzinho Serrote
Presidente da Comissão Política Concelhia do PPD/PSD Portalegre

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Apresentação de recandidatura - 20 de Outubro às 18h30

Caras companheiras, caros companheiros e caros amigos, irei hoje, em conferência de imprensa na sede do partido, pelas 18h30, apresentar a minha recandidatura a presidente da comissão política concelhia do PPD/PSD de Portalegre.

Conto com a sua presença.

Saudações sociais democratas,
Filipe Mouzinho Serrote

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carta aos militantes

Caras companheiras e caros companheiros

Em tempos de grande incerteza e instabilidade social, os partidos surgem como importante factor indutor de confiança, estabilidade e esperança. O PPD/PSD tem um projecto de mudança para o país com o qual concordamos e acreditamos, assente na verdade, na ética política e na consciência de que se deverão tomar algumas medidas com o objectivo de reposicionar Portugal na prosperidade, no desenvolvimento económico e no crescimento. É esta a nossa convicção. É nestes pressupostos que acreditamos e pelos quais lutaremos, junto do nosso líder Dr. Pedro Passos Coelho.

Mas para que Portugal retome o caminho certo e de forma sustentada, os responsáveis pelos destinos do nosso país deverão olhar também para Portalegre. O nosso concelho tem registado elevados índices de desertificação ao longo dos anos, com fábricas a fechar, o comércio em grandes dificuldades e o desemprego a aumentar.

Para ultrapassarmos estes problemas conjunturais e estruturais, necessitamos de TODOS. Teremos que nos unir em torno de objectivos concretos, de projectos estruturantes, de um novo Rumo para Portalegre.

Portalegre necessita de união, de partilha, de reflexão, mas principalmente de um projecto que mobilize todos e cada um de nós, devolvendo-nos a esperança de termos uma cidade melhor, um concelho mais desenvolvido, onde a ruralidade e o urbanismo convivam como um todo, onde turismo, agricultura, ambiente, energias renováveis e sustentabilidade, história, cultura, entre outros, são partes deste conjunto que precisa de pontos de sinergia de forma a termos uma capital de distrito impulsionadora de toda a dinâmica do Alto Alentejo.

Com o objectivo de contribuir para todo este projecto de desenvolvimento sustentado do concelho de Portalegre, o PPD/PSD propõe-se liderar algumas iniciativas de reflexão, análise e diagnóstico, bem como a elaboração de algumas propostas para, em conjunto com todas as forças vivas do concelho e toda a sociedade civil, podermos construir um Portalegre MELHOR!

Neste sentido, iniciámos alguns contactos junto da Comissão Política Nacional do PPD/PSD, junto do Instituto Francisco Sá Carneiro e também junto do nosso Grupo de Conselheiros. Iniciaremos um conjunto de debates para Pensar Portalegre ao qual denominámos por “opiniões partilhadas”. Pretendemos abrir o debate a toda a sociedade civil, contactando personalidades de todas as áreas políticas, dando assim um passo fundamental para OUVIR Portalegre. O primeiro debate está previsto para os meses de Outubro ou Novembro de 2010 em local a confirmar com a temática da "Necessidade de um Novo Paradigma de Desenvolvimento Regional para o Alto Alentejo".

Como Presidente da Comissão Política da Secção de Portalegre do Partido Social-Democrata, e após quase dois anos deste primeiro mandato, gostaria de continuar a partilhar convosco alguns anseios e preocupações que esta comissão política tem vindo a sentir, as dificuldades e os obstáculos que vão surgindo no caminho, mas também a esperança num futuro melhor.

Conto convosco para, em conjunto, continuarmos a dinamizar um projecto que se pretende unificador, renovador e de esperança para todos os Portalegrenses. Um novo Rumo para Portalegre!

Podem contar comigo!
Filipe João Lopes Mouzinho Serrote

sábado, 9 de outubro de 2010

Mensagem de abertura

O PPD/PSD nasceu em Portalegre, no pós-25 de Abril de 1974, sustentado em parâmetros e condicionantes que o transformaram num Partido diferente de todos os outros – o mais português de Portugal, social-democrata, interclassista e humanista.

O Partido foi fundado em Portalegre, numa lógica política de ruptura com o passado e resultado duma dinâmica espontânea, que juntou Portalegrenses de todos os estratos sociais, e de todas as condições socioeconómicos e socioprofissionais. Esta dinâmica surge na sequência dum impulso fantástico de um líder de excepção como foi Francisco Sá Carneiro. Em Portalegre, cidade do Alto Alentejo (…) surgiu um grupo que deu corpo a este projecto, abraçando os ideais sociais-democratas de então – caminhar em direcção ao socialismo à medida da vontade popular expressa pelo voto, por uma via moderada e reformista.
Este blog pretende dar voz a todos os portalegrenses que pretendam dar o seu contributo cívico em prol dum concelho mais dinâmico. Contamos com TODOS!